CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

As orientações ora apresentadas foram retiradas do Regimento Escolar e do Projeto Político Pedagógico-Pastoral do Colégio Berlaar Imaculada Conceição, que prevê as medidas disciplinares educativas aplicadas conforme a natureza e a gravidade do fato:

  1. Advertência oral;
  2. Advertência escrita;
  3. Suspensão temporária das atividades, com tarefas escolares e ou com atividades alternativas no CBIC;
  4. Transferência por comprovada inadaptação ao regime do CBIC, quando o ato for aconselhável para a melhoria do desenvolvimento do estudante e a garantia de sua segurança e ou de outros. Cabe ao Conselho de Classe a análise da questão. Cabe ao diretor a aplicação da sanção prevista.

 

1. ENTRADA E SAÍDA DOS (AS) ESTUDANTES

É importante que o horário seja observado com atenção, para que o estudante exercite sua responsabilidade e participe integralmente das atividades escolares diárias.

1.1 O horário de início das aulas é 07h (turno da manhã) e 13h10min (turno da tarde). Os estudantes deverão estar nestes horários na sala de aula. Os estudantes do Ensino Médio em sua tarde de retorno, iniciam suas atividades às 14h.

1.2 Os estudantes deverão chegar ao colégio com 5 minutos de antecedência.

1.3 O prazo máximo para a entrada dos estudantes atrasados será o final do 1º horário (07h50min) ou 14h. O estudante que chegar durante esse período deverá dirigir-se à Sala do SAP (Seviço de Apoio Pedagógico) onde aguardará o 2º horário. Após esse horário, o estudante não terá acesso às aulas do dia, exceto com apresentação de atestado médico ou exame de laboratório.

1.4 Todas as faltas e/ou atrasos deverão ser justificados ao Coordenador do SAP (Seviço de Apoio Pedagógico), via agenda. Justificativa não abona falta nem atraso.

1.5 Horário de funcionamento das portarias:

  1. Portaria 1: de 06h30min às 07h, de 11h30min às 13h10m, de 17h30min às 18hs.
  2. Recepção: de 7h às 17h30min.
  3. Portaria 2 – Rua Irmã Beata: de 06h45mim às 07h10min, de 11h15min às 13h20min e de 17h15min às 18h.

1.6 A “Identidade Estudantil”, é de uso pessoal e intransferível e obrigatório para entrada e saída do Colégio em todos os momentos: aulas, plantões, provas, recuperações, biblioteca, trabalho em campo, etc. Em caso de perda, o estudante deverá solicitar segunda via junto ao DIS. As despesas com a emissão da 2ª via serão de responsabilidade do estudante. Não é permitido ao estudante emprestar seu crachá para o colega ou qualquer outra pessoa que queira entrar na escola.

1.7 O estudante, depois de entrar no recinto do Colégio, só poderá sair com a autorização escrita dos pais ou responsáveis, feita por meio da Agenda Berlaar. O estudante que estiver sem autorização da família só poderá retirar-se com a presença dos pais ou responsável na recepção. Não serão aceitos pedidos de saídas antecipadas por telefone.

1.8 Os estudantes serão liberados ao final das aulas nos seguintes horários:

  • 2º ao 9º ano Turno Matutino: às 11h40min
  • 2º ao 9º ano Turno da Tarde: às 17h50min.
  • Ensino Médio: às 12h30min.

Obs: A partir deste horário, deverão permanecer no Colégio somente os estudantes em atividade extraclasse.

 

2. COMUNICAÇÃO ESCOLA / FAMÍLIA

A comunicação escola/família é de fundamental importância para que possamos intensificar nossa parceria e assim contribuirmos cada vez mais, para o crescimento integral do estudante. A escola envia e recebe comunicados, convites, avisos e/ou circulares pela Agenda Berlaar ou pela Internet.

2.1 Agenda Berlaar

A Agenda Berlaar é documento de uso diário e obrigatório. Ela é um importante meio de comunicação entre a família e a escola, sendo importante que educadores, pais ou responsáveis tomem conhecimento, diariamente, das comunicações enviadas.

2.1.1 Em caso de extravio, descaracterização, desenhos ou escritos inadequados, os estudantes deverão adquirir 2ª via da Agenda. Para isso, deverão procurar o SAP (Seviço de Apoio Pedagógico), preencher o formulário próprio e pagar a taxa referente na tesouraria escolar.

2.1 Internet

A escola envia comunicados, convites, avisos, circulares pela Internet. A escola não solicita pagamentos via Internet, nem informações cadastrais. O arquivo de endereços eletrônicos é sigiloso e, consequentemente, nunca divulgado ou cedido para terceiros.

 

3. UNIFORME ESCOLAR

O uso de uniforme é importante, pois além de identificar o estudante, evita o consumismo e confere uma unidade ao grupo. Uniformizado, o estudante apresenta, onde quer que esteja, a sua condição de estudante Berlaar e de “pertença” à Instituição.

UNIFORME PADRÃO DE USO DIÁRIO

Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental
FemininoBermuda azul-marinho ciclista (no joelho) de helanca ou calça comprida azul-marinho de tactel ou helanca ou short saia azul-marinho
Camiseta branca de mangas coloridas ou camiseta branca sem mangas
Jaqueta azul-marinho de tactel ou moletom azul-marinho
Tênis de cor livre

Modelo oficial Berlaar

Uso obrigatório

MasculinoBermuda azul marinho de tactel ou calça comprida azul-marinho de tactel
Camiseta branca de mangas coloridas ou camiseta branca sem mangas
Jaqueta azul-marinho de tactel ou moletom azul-marinho
Tênis de cor livre

Modelo oficial Berlaar

Uso obrigatório

Ensino Fundamental do 2º ao 9º ano
FemininoBermuda azul-marinho ciclista (no joelho) de helanca ou calça comprida azul-marinho de tactel ou helanca ou short saia azul-marinho (2º ao 5º ano)
Camiseta branca com mangas brancas ou camiseta baby look branca com mangas brancas
Jaqueta azul-marinho de tactel ou moletom azul-marinho
Tênis de cor livre

Modelo oficial Berlaar

Uso obrigatório

MasculinoBermuda azul marinho ou calça comprida azul-marinho de tactel
Camiseta branca com mangas brancas
Jaqueta azul-marinho de tactel ou moletom azul-marinho
Tênis de cor livre

Modelo oficial Berlaar

Uso obrigatório

Ensino Médio 1ª e 2ª série
FemininoBermuda azul-marinho ciclista (no joelho) de helanca ou calça comprida azul-marinho de tactel ou helanca
Camiseta branca com mangas azuis ou camiseta baby look branca com mangas azuis
Jaqueta azul-marinho de tactel ou moletom azul-marinho
Tênis de cor livre

Modelo oficial Berlaar

Uso obrigatório

MasculinoBermuda azul marinho ou calça comprida azul-marinho de tactel
Camiseta branca com mangas azuis
Jaqueta azul-marinho de tactel ou moletom azul-marinho
Tênis de cor livre

Modelo oficial Berlaar

Uso obrigatório

UNIFORME PADRÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Usado somente durante as aulas de Educação Física)

Educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
FemininoBermuda azul-marinho de tactel ou calça comprida azul-marinho de tactel ou helanca
Camiseta branca sem mangas
Tênis de cor livre
Maiô e touca própria para as aulas de natação

Modelo oficial Berlaar

Uso obrigatório

MasculinoCalção esportivo
Camiseta branca sem mangas
Tênis de cor livre
Sunga e touca própria para as aulas de natação

Modelo oficial Berlaar

Uso obrigatório

3.1 O uniforme é de uso diário e obrigatório.

3.2 O estudante deverá vir uniformizado para as atividades extraclasses como: Avaliações, Monitoria, Plantão, Recuperação, Encontros de Formação e/ou Solidários, Projetos Pedagógicos, Atividades de Campo, Biblioteca e Cursos Complementares.

3.3 O estudante sem uniforme ou com uniforme incompleto não terá permissão de participar das atividades escolares. O mesmo será encaminhado para o SAP (Seviço de Apoio Pedagógico) que entrará em contato com o responsável, aguardando que os pais enviem o uniforme do estudante.

3.4 Não será permitido o uso de uniforme com partes descaracterizadas ou customizadas (golas ou mangas das camisas, cós ou barras das calças).

3.5 Boné, gorro, camisas de qualquer time de futebol, miniblusas, roupas cortadas e com adornos não fazem parte do uniforme e o seu uso não será permitido no ambiente escolar.

3.6 O uniforme para o inverno deverá ser o modelo oficial do Berlaar ou agasalho de cor predominante azul, branco ou preto.

 

4. MATERIAL ESCOLAR

4.1 O estudante deverá:

  • Preparar, diariamente, com responsabilidade e organização, todos os materiais necessários para as aulas;
  • Zelar pela ordem e pela limpeza de seu material e do espaço individual bem como do coletivo;
  • Respeitar o material do colega, não danificando-o.

4.2 Todo material deverá ser identificado com nome, série e turma. Em caso de perda, procurar na Sala do SAP (Seviço de Apoio Pedagógico). Objetos não procurados até o término do ano letivo serão doados para Projetos Sociais mantidos pelas Irmãs do Sagrado Coração de Maria.

4.3 O estudante não deverá trazer para a escola objetos de valor (jogos eletrônicos, palm, MP3 players, laptop, jóias e outros objetos), pois seu uso não será permitido durante as aulas. O Colégio não se responsabiliza pelo ressarcimento de dinheiro e/ou objetos perdidos, roubados ou danificados.

4.4 Caso o estudante traga o telefone celular, este só poderá ser utilizado nos recreios e/ou intervalos e deverá ficar guardado e desligado durante as aulas. O estudante que insistir no uso do aparelho celular durante a aula, terá seu aparelho retido e deixado sob a tutela do SAP (Seviço de Apoio Pedagógico) até o encerramento do turno. O estudante que estiver portando celular, I-pod e outros aparelhos eletrônicos, durante a realização de provas, terá sua prova anulada (inclusive a prova daquele que entregar o aparelho, espontaneamente, após o início desta).

4.5 Não será permitido o uso de estilete e outros objetos cortantes.

4.6 Objetos que não fazem parte da lista do material poderão ser trazidos para a escola, desde que para fins pedagógicos, com autorização prévia do professor.

 

5. MOVIMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES

5.1 O estudante deverá participar das atividades propostas pelos professores e/ou equipe da série em todos os horários de aula.

5.2 No turno da manhã e tarde, entre a 1ª e a 3ª aulas; a 4ª e a 5ª aulas, não há intervalo. O estudante aguardará o professor dentro da sala.

5.3 O estudante atrasado não será recebido pelo professor em sala de aula, devendo encaminhar-se à sala do SAP (Serviço de Apoio Pedagógico).

5.4 Durante o recreio, o estudante deverá dirigir-se para o pátio central, área da cantina e/ou quadras. A sala de aula ficará fechada.

5.5 Caso o estudante necessite de algum trabalho da reprografia da biblioteca, deverá ser feitos antes ou após o horário das aulas, ou no horários do recreio.

5.6 Em caso de doença ou mal estar, o estudante, autorizado pelo professor, deverá dirigir se ao SAP (Seviço de Apoio Pedagógico) para que a família deste seja avisada. Para fazer uso de algum medicamento, o estudante deverá trazê-lo com prescrição médica e/ou autorização dos pais ou responsável na agenda escolar. O Colégio não indica nem fornece medicamentos.

5.7 As aulas de Educação Física são obrigatórias. O estudante com atestado médico estará dispensado das atividades, mas não da aula, devendo, pois, procurar o seu professor no início da cada aula, no prazo máximo de 48 horas.

5.8 O Atestado médico (contendo o período de inatividade, carimbo médico e CID) deverá ser entregue ao SAP (Seviço de Apoio Pedagógico). O atestado médico não abona faltas, apenas as justifica.

 

6. AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas acontecem ao longo de cada etapa e são previamente agendadas pelo docente ou pela coordenação.

6.1 O estudante que perder qualquer atividade avaliativa deverá entrar em contato com a Secretaria Escolar para requerer a 2ª chamada, no prazo máximo de 48 horas, a partir de seu retorno às atividades escolares, devidamente documentado, observando os seguintes motivos:

6.1.1 Afastamento das atividades escolares por recomendação médica;

6.1.2 Convocação oficial;

6.1.3 Luto

6.1.4 Em caso de outros motivos, estes serão avaliados pela Coordenação.

6.2 As provas de 2ª chamada serão realizadas no período fixado no calendário escolar.

6.3 O estudante que tiver portando “cola” e/ou celular/aparelho eletrônico terá sua atividade avaliativa anulada.

6.4 Os estudantes do Ensino Médio farão avaliações em contra turno, às quartas-feiras conforme cronograma escolar divulgado pela Coordenação.

Obs: O estudante que perder a segunda chamada e ficar com aproveitamento abaixo da média irá para a recuperação. NÃO HAVERÁ OUTRA OPORTUNIDADE PARA A 2ª CHAMADA.

 

7. CUIDADO COM O AMBIENTE ESCOLAR

Para favorecer o bom funcionamento da rotina escolar, o estudante deverá:

7.1 Ouvir a música no início das aulas e silenciar-se para a oração;

7.2 Ouvir com atenção as orientações dos docentes.

7.3 Contribuir para o clima harmonioso em sala de aula, posicionando-se de maneira educada:

  • Respeitando os docentes como autoridade;
  • Esperando sua vez de falar;
  • Ouvindo com atenção a opinião do colega;
  • Sugerindo novas atividades e dinâmicas;
  • Trazendo informações e experiências;
  • Socializando com os colegas aprendizagens e atitudes positivas.

7.4 Utilizar-se, no relacionamento com o outro, de palavras cordiais como: desculpe-me, obrigado(a), por favor, com licença.

7.5 Participar dos trabalhos em duplas e grupos contribuindo efetivamente com os colegas, trazendo materiais, pesquisas e bibliografias.

7.6 Ter uma atitude respeitosa e adequada nos eventos, tais como: hasteamento da bandeira, celebrações, atividades culturais, esportivas, entre outras.

7.7 Ter convivência respeitosa e solidária com todos os colegas em todos os espaços da escola, evitando brigas, vocabulário e gestos inadequados.

7.8 A divulgação de fotos e expressões que denigrem a imagem dos docentes, colegas, funcionários e Colégio, na internet, ou qualquer outra mídia será considerada falta grave passível de punição por parte da escola.

7.9 Respeitar todos os funcionários e/ou visitantes da escola sem discriminação.

7.10 Zelar pela ordem e pela limpeza da sala de aula e demais dependências do Colégio.

7.11 Arcar com o ônus de danos materiais, de sua autoria, ocorridos no recinto escolar.

7.12 É proibido fumar e/ou ingerir bebidas alcoólicas em qualquer atividade escolar em cumprimento à Lei Federal nº 9294 de 16/07/1996.

7.13 É vedado ao estudante promover, participar, estar presente, contribuir ou instigar trotes na escola ou em suas imediações.

7.14 É vedado ao estudante a comercialização de quaisquer produtos no ambiente escolar.