Após os estudos sobre o regime militar e seus aspectos políticos, sociais e econômicos, os discentes dos nonos anos pesquisaram e apresentem as diversas faces da cultura e como elas resistiriam à censura e agiram como denunciadores das mazelas e problemas do regime, bem como lutaram contra o autoritarismo vigente.

Divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, os discentes deram um show ao apresentam de forma criativa e diversificada a resistência ocorrida em telenovelas, teatro, artes plásticas, cinema, moda e principalmente pela música. Ainda tivemos grupos que além de contextualizar o trabalho apresentado, trouxeram a luz temáticas como o trato do pelo regime militar aos povos indígenas ou como o regime era percebido no cotidiano.

No último dia 14 vimos grupos interpretando, tocando guitar hero, expondo suas pinturas, entrevistando por telefone, assistimos a filmes criados pelos próprios alunos. Com muita dedicação e compromisso o nono ano do Colégio Berlaar Imaculada Conceição vivenciou uma manhã agradável e de muita aprendizagem.